Como dizia Adriano – pela voz de Marguerite Yourcenar – reconstruir “é colaborar com o tempo sob o seu aspecto de passado, apreender-lhe ou modificar-lhe o espírito, servir-lhe de muda para um mais longo futuro; é reencontrar sob as pedras o segredo das origens”.
A tradicionalmente denominada “Casa da Cerca” ocupa o lado Poente do terreno que correspondeu à implantação do antigo Convento de Santa Clara, do qual restavam aparentes uma capela em ruínas e algumas memórias dispersas – como o nome, que se refere à antiga cerca conventual.
O projecto de adaptação às novas instalações da Biblioteca e do Arquivo Municipal inicia-se no âmbito de um Concurso Limitado de Arquitectura, em que foi seleccionado, e na sequência do qual foi promovido um conjunto importante de trabalhos de investigação histórica e arqueológica (nomeadamente escavações e sondagens) bem como trabalhos de limpeza, picagem de rebocos e demolições parciais.
A articulação com estes trabalhos reforçou o carácter desde sempre pretendido para a intervenção a efectuar: criar um espaço contemporâneo, técnica e funcionalmente adaptado às exigências postas pelo novo programa e, simultaneamente, um espaço que respeita e valoriza os elementos significativos da construção existente.
A Biblioteca Municipal de Amarante foi criada em 1947, sob a iniciativa do professor e investigador de história de Amarante, Dr. Albano Sardoeira, e, a partir da década de 60 daquele século contou com a instalação da Biblioteca Fixa da Fundação Calouste Gulbenkian, contribuindo estes para a divulgação do livro na comunidade Amarantina.
A atual Biblioteca Municipal Albano Sardoeira, integrada na Rede Nacional de Leitura Pública, tem como princípios de gestão e funcionamento os enunciados do Manifesto da UNESCO sobre Bibliotecas Públicas.
Pretende-se que seja um espaço de informação, cultura e lazer; aberto a todos os cidadãos sem qualquer distinção de raça ou cor. Os seus fundos, devidamente actualizados, abrangem o universo do conhecimento através do recurso às novas tecnologias da informação e da utilização dos suportes tradicionais, respondendo, às solicitações dos seus utilizadores.
III. Actividades
Com vista à concretização dos seus objectivos fundamentais, a Biblioteca Municipal Albano Sardoeira diversas actividades, designadamente:
1- A Biblioteca Municipal Albano Sardoeira funcionará em horário fixado pela Câmara Municipal, que será ajustado em função das épocas do ano, das necessidades dos utilizadores e dos meios humanos disponíveis;